Escola Bíblica




PROJETO ESCOLA DE CATEQUESE
JAGUARÃO

 ·       EM QUE CONSISTE A ESCOLA DE CATEQUESE?
·       Espaço eclesial para exercermos, como lideranças e catequistas nossa comunhão como servos de Deus.
·       Nela somos como filhos à escuta da mãe que é a Igreja. È como mãe que a Igreja educa, nos traz a orientação para caminharmos e conteúdo para aprendermos a viver nossa vocação.
·       Nestas duas dimensões da vida eclesial, queremos estruturar o projeto de nossa escola de catequese.

·       ORIENTAÇÃO:
·       Ouvir a Igreja nas suas dimensões paroquial, diocesana e universal. Trata-se do “por onde devemos caminhar”.
·       “Andar pelo caminho do “eu acho que é certo assim” não é da identidade do católico”.
·       São manuais de cabeceira das lideranças e catequistas os seguintes planos: paroquial, diocesano e do magistério universal.

·       CONTEÚDO:
·       Trata-se da Revelação de nossa fé, ou seja, o que Deus comunica para nós de seu “Mistério”. Para sermos servos de Deus, temos que ouvi-lo com paciência e zelo.
·       Para tanto, temos três grandes fontes da “voz de Deus”:

·       A CRIAÇÃO

·       A TRADIÇÃO DA FÉ NA IGREJA

·       A SAGRADA ESCRITURA
.
·       A VIVÊNCIA DA VOCAÇÃO DO CATEQUISTA
·       Nós somos vocacionados a sermos catequistas, isto significa auxiliar na formação do cristão. Para isso, temos que ter um pressuposto essencial:

·       A IGREJA É CORPO DE CRISTO.
·       O Corpo de Cristo não é uma massa, é fermento, portanto, nossa missão não está focada na quantidade, ou seja, no “tamanho do corpo”, mas em sua identidade.
·       “A Igreja tem que ser um Corpo com a identidade da Eucaristia que celebra”.
·       É a vocação do catequista e da liderança formar essa identidade e não dispensar uma quantidade de sacramentos.
·       Catequizando apto para o sacramento:
·       Não é o que aprendeu coisas, mas aquele cujo a vida traduz a Identidade Eucarística, a vida de Jesus.





ESCOLA
BÍBLICO-TEOLÓGICA
MODULO 1

Material elaborado por  Matheus Jesk


























Nenhum comentário:

Postar um comentário