CEB Divino Esp. Santo


COMUNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO


A comunidade do Divino Espírito Santo exerce sua atividade junto a Igreja Matriz de mesmo nome, localizada no centro de Jaguarão e que tem como endereço a Praça Alcides Marques s/n.
Fica difícil falar da história da comunidade do Divino separadamente da história da paróquia. Ambas as histórias caminham juntas. Mesmo assim, após o Concílio Vaticano II e suas novas diretrizes, buscou-se com os párocos em atuação, a consolidação desta comunidade, mesmo assim sem muitos avanços até o ano de 2001.
Nesta época houve o desmembramento, dando origem a coordenação paroquial e a coordenação da comunidade. Estava desta forma, de fato, tendo início como tal a Comunidade do Divino Espírito Santo. Mas ainda é sentida a dificuldade de conceber a diferença entre as coordenações.
Com base no estudo elaborado pelo diretório das CEBS e das reuniões do conselho paroquial da pastoral, esta conscientização tem aumentado, o que possibilita o crescimento da comunidade e suas funções.
No que diz respeito à pastoral além das celebrações, a comunidade conta com o
Serviço Fraterno, Pastoral da Criança, Roupeiro Sant’ana, Atendimento aos doentes da Santa Casa e aos idosos dos asilos, Pastoral do Dízimo, Equipe de Liturgia e movimentos de iniciação cristã, como a Renovação Carismática Católica, Confraria do Carmo, Apostolado da Oração e Apostolado da Sagrada Face, além da catequese para a iniciação cristã, coral Santa Cecília e tríduos e novena do Divino.

Fonte: Claudino Corrêa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário