quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Percepção de uma paroquiana

                       A IGREJA MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO PEDE SOCORRO


               Iniciam em nossa cidade diversos movimentos para conscientizar a população jaguarense sobre a necessidade de colaborarmos para a restauração de nossa velha Matriz. Sabe-se que, após 200 anos de existência, as ações do tempo e dos cupins causaram danos enormes no telhado e no bonito forro da igreja, a ponto de haver o risco iminente de desabamento, o que poderá causar uma catástrofe, com graves ferimentos nas pessoas que costumam freqüentar a igreja. Esse o motivo por que, hoje, o templo encontra-se com as portas cerradas, ostentando uma faixa em sua fachada com os dizeres: “A MATRIZ PEDE SOCORRO”. Chocante, é verdade, tanto para os transeuntes como para os turistas que visitam a nossa cidade. Porém, tais palavras exprimem a mais pura realidade.

               Precisamos ter a consciência de que  prédio da Matriz não pertence a nenhum órgão público ou privado. ELE É DA COMUNIDADE COMO UM TODO! Independente do credo religioso de cada um de nós, a MATRIZ É DE TODOS SEM DISTINÇÃO, por fazer parte do PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE JAGUARÃO.

               Quem de nós não tem alguma ligação afetivo-religiosa com a Matriz?! Ali os tornamos cristãos através do Batismo, fizemos a 1ª Comunhão, ou foi realizada a cerimônia religiosa do casamento. A HISTÓRIA DA MATRIZ FAZ PARTE DA NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA! Por isso, ao sermos procurados para dar a nossa colaboração, devemos acolher as pessoas que, voluntariamente, e sem visar qualquer interesse pecuniário para si, certamente baterão à nossa porta pedindo ajuda.

               As estimativas de que será necessária uma quantia de grande monta para o restauro da igreja não devem nos desanimar. Pelo contrário, devemos, sim, colaborar generosamente e de todos os modos ao nosso alcance, para atingir o objetivo de ver a nossa bela Matriz em condições de acolher novamente os seus freqüentadores. Qualquer importância que possamos doar será bem-vinda: QUEM PODE DOAR MAIS, DOE MAIS; OS MENOS AFORTUNADOS DOEM AQUILO QUE LHES FOR POSSÍVEL.

               No futuro poderemos dizer, orgulhosamente: EU AJUDEI A RESTAURAR A MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. A comunidade Jaguarense agradece!

Autora Maria Lygia Hamilton de Moura Gonçalves – colaboradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário